time são paulo
paralímpico

Foto: Ale Cabral/CPB

Paradens Time São Paulo

TIME SÃO PAULO PARALÍMPICO

O Time São Paulo Paralímpico é um projeto que foi criado em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O projeto tem o objetivo de planejar, organizar, executar, controlar e avaliar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paralímpicos de alto nível, vinculados a clubes e/ou entidades esportivas do Estado de São Paulo, e que tenham potencial de bom desempenho nos Jogos Paralímpicos.

Lançado em setembro de 2011, sob o conceito de ser um projeto referência no conceito de respeito e valorização das pessoas com deficiência por meio do apoio ao esporte paralímpico de alto rendimento do país; o projeto deu início à preparação de 21 atletas com deficiência e quatro atletas-guias, visando resultados nos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara, realizados em novembro daquele ano. A partir disso, também preparava-se estes atletas para os Jogos Paralímpicos de Londres 2012 tendo como objeto principal a melhora significativa nos resultados do Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Com as ações planejadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e o apoio do Governo de São Paulo, os atletas conseguiram uma evolução técnica impressionante e o resultado foi melhor que o esperado, com todas as metas estabelecidas sendo superadas, o Brasil quebrando recordes, garantindo ainda, boas posições nos quadros de medalhas dos Jogos Parapan-americanos e Jogos Paralímpicos. Por falar em quadro de medalhas, dá para dizer que se São Paulo fosse um país, com os resultados e medalhas conquistadas pelos atletas do Programa Time São Paulo estaria figurando entre as grandes potencias paralímpicas do mundo, à frente de países tradicionais no esporte paralímpico.

Veja no quadro abaixo os números de medalhas conquistadas pelos atletas do Time São Paulo Paralímpicos nos principais jogos realizados desde a criação do projeto.

quadro_guadalajara2011
quadro_toronto2015
quadro_lima2019
quadro_londres2012
quadro_rio2016

Com o grande sucesso o projeto foi crescendo ano a ano, e passou contemplar não só os atletas de altíssimo rendimento, mas também jovens talentos que poderiam vir a ser medalhistas no futuro. Isso aconteceu pensando em um processo de renovação dos nossos atletas e na continuidade de um programa que deixasse o Brasil e o estado de São Paulo sempre entre as grandes potências do Esporte Paralímpico Mundial.

Após os Jogos Rio 2016, o Governo de São Paulo optou por manter o seu apoio e estender o projeto para mais um Ciclo Paralímpico 2017/2020. Hoje o projeto Time São Paulo Paralímpico atende 63 atletas e 06 atletas guias de 11 modalidades que fazem parte do Programa de Jogos Paralímpicos de verão, sendo que, todos esses atletas poderão representar o Brasil em Tokyo 2020+1. Desde a sua criação, este projeto já atendeu cerca de 420 atletas e 56 atletas guias de 13 modalidades.

Fazem ou fizeram parte do Time São Paulo, os principais atletas brasileiros do Esporte Paralímpico, atletas que escreveram o nome do Brasil na história do exporte mundial, sobre tudo, no cenário paralímpico. Nomes como: Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do mundo na Natação em todos os tempos e vencedor de prêmios Laureus (prêmio Oscar do esporte mundial); André Brasil segundo maior medalhista paralímpico da natação brasileiro; Antônio Tenório da Silva, único atleta do mundo a conquistar três medalhas de ouro em três edições seguidas dos Jogos Paralímpico na modalidade de judo; entre muitos outros grandes atletas.

O Projeto Time São Paulo Paralímpico tem a condução técnica feita pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que também é responsável por criar os critérios técnico de seleção dos atletas.

Fotos: Ale Cabral/CPB