Natação

Foto: Ale Cabral/CPB

Paradens Natação
Foto: Ale Cabral/CPB

A Natação é praticada, internacionalmente, por atletas de cerca de 100 países e esteve em todas as edições de Jogos Paralímpicos, e vem se tornando um dos maiores e mais atrativos esportes do programa paralímpico.

A natação foi um dos oito esportes que fizeram parte do programa esportivo dos primeiros Jogos Paralímpicos. Em Roma 1960, 77 nadadores – todos com lesão medular – de 15 países diferentes competiram em 62 provas. A distância máxima completada naquele evento foi 50m, nos nados costa, peito, crawl e medley, para atletas com lesões medulares completas e incompletas. Nos Jogos do Rio 2016, 593 atletas de 79 países competiram em 152 provas.

A natação é oferecida para atletas dos gêneros masculinos e femininos em todos os 10 grupos de deficiência elegíveis, os quais competem nos nados Costa, Peito, Borboleta, Livre, tendo ainda provas de Medley e Revezamentos.

As oportunidades de competição incluem os Jogos Paralímpicos a cada quatro anos, Campeonatos Mundiais a cada dois anos e Campeonatos Regionais a cada dois ou quatro anos.

Já a World Series é realizada anualmente com competições ocorrendo ao redor do mundo, foi lançada em 2017 para promover maiores oportunidades de classificação e oportunidades de competição de altíssimo nível para os atletas.

O World Para Swimming (WPS), sob a governança do Comitê Paralímpico Internacional, atua como federação internacional do esporte e é sediada em Bonn, na Alemanha.

 

Paradens Natação
Foto: Ale Cabral/CPB
Paradens Natação
Foto: Ale Cabral/CPB

A World Para Swimming utiliza as mesmas regras da Federação Internacional de Natação (FINA), com algumas modificações quando necessárias. Em consideração a esse relacionamento entre WPS e FINA, existe um desejo de explorar oportunidades para sinergias em áreas de comum interesse para ambas as organizações.

Sua missão é desenvolver um calendário esportivo de longo prazo, o qual incentiva e aumenta a participação de atletas, promovendo altos níveis de oficiais técnicos e classificação, competição justa, e impulsionando o esporte e seus atletas.

Paradens Natação
Foto: Ale Cabral/CPB

Sistema de Classificação

A Natação atende a três grupos de deficiência: física, intelectual e visão.

Os nomes das classes esportivas na natação consistem em um prefixo “S” ou “SB” e um número. Os prefixos representam os traços e o número indica as classes esportivas. Os prefixos representam:

• S: eventos de nado livre, borboleta e nado costas
• SB: nado peito
• SM: medley individual. O prefixo “SM” é dado para atletas competindo em eventos medley individuais.

Classe na Natação Elegibilidade
Deficiência Física
S1 a S10 Força muscular prejudicada; Atetose; Déficit de Amplitude de Movimento Passivo; Hipertonia; Deficiência de membros; Ataxia; Diferença de comprimento de perna; Baixa estatura.
SB1 a SB0
SM1 a SM10
Deficiência Visual
SB11 Cegueira total - Acuidade visual menor que 2.6 LogMAR
SB12 Baixa visão - Acuidade visual entre 1.5 a 2.6 LogMAR, e/ou campo visual entre 0 a 10°.
SB13 Baixa visão - Acuidade visual entre de 1.0 a 1.4 LogMAR, e/ou campo visual definido entre 10° e 40°.
Deficiência Intelectual
SB14 Apresentam um déficit intelectual, o que normalmente faz com que os atletas tenham dificuldades com relação ao reconhecimento de padrões, sequenciamento e memória, ou tenham um tempo de reação mais lento, que impactam no desempenho esportivo em geral.

Quanto menor o número, mais severa é a limitação da atividade. O número total de pontos determina as classes esportivas S e SB do atleta. Devido às diferentes demandas dos eventos S e SB, os nadadores costumam ser alocados em diferentes classes esportivas S e SB. A classe esportiva SM é calculada a partir da classe esportiva S e SB.

A fim de garantir uma competição justa, os atletas da classe esportiva S/SB11 devem usar óculos escuros. Para garantir a segurança, todos os nadadores S/SB11 devem usar um batedor, os nadadores nas classes esportivas S/SB12 e S / SB13 podem escolher se desejam ou não usar um.

Site das Confederações