Contato

Consulte nossas perguntas frequentes. Caso não encontre o que precisa, envie uma mensagem.

Foto: Ale Cabral/CPB

perguntas frequentes

O PARADENS será́ a base estrutural para o esporte Paralímpico, se estendendo por todo Estado de São Paulo, em conjunto com atletas, professores e organizadores, todos pelo desenvolvimento.

O Programa, através da Capacitação Técnica, irá proporcionar a oportunidade de desenvolver aptidões teóricas e praticas a professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes do Estado de São Paulo com o intuito de fomentar o esporte Paralímpico.

As aulas praticas do Curso de Capacitação terão como objetivo, além da aplicação dos conceitos e técnicas que foram passadas na Capacitação Técnica, desenvolver os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e/ou dar continuidade ao processo educativo-esportivo de crianças e adolescentes e até mesmo adultos em modalidades esportivas individuais e coletivas em sua realidade, contemplando as três deficiências do programa sendo elas: deficiências físicas, visuais e intelectuais, para o Esporte Paralímpico.

O Paradens é voltado a entidades que já́ tenham pratica atual no paradesporto e que se enquadrem nos critérios de homologação.

A entidade deve ser enquadrada em um rating que analisa o índice de qualidade com base nos seguintes critérios:

  • Estatuto registrado;
  • Relatório Circunstanciado da Entidade com o Resumo das ações já́ desenvolvidas;
  • Entidade com Sede;
  • Sede da Entidade com áreas dedicadas as atividades esportivas;
  • Materiais esportivos, oficiais ou não;
  • Indicação do Coordenador Técnico Esportivo responsável e seu registro no CREF;
  • Professores de Educação Física ou Esporte devidamente registrados no CREF;
  • Possuir pelo menos 1 (um) professor por turma na escala de 12×1 (12 alunos por 1
  • professor)
  • Possuir estagiários para as aulas;
  • Todos os profissionais estarem registrados/contratados corretamente dentro da
  • legislação;
  • Grade das aulas publicado e ofertada a comunidade;
  • Conteúdo e planejamento anual das aulas elaborado por um profissional de educação
  • física ou esporte;
  • Projeto de utilização dos materiais a serem doados pelo programa;

O cadastro das entidades no Programa Paradens será efetuado pela equipe de homologação que fará o contato com as entidades e iniciará o processo de homologação.

Também é possível realizar um pré-cadastro no portal www.paradens.com.br. Após o envio das informações básicas no portal, nossa equipe entrará em contato, no prazo de até 10 dias para iniciar o processo de homologação.

O contato com o Projeto Paradens poderá ser efetuado através do email contato@paradens.com.br ou via formulário de contato no portal www.paradens.com.br.

A Capacitação Técnica terá́ como publico alvo Professores de Educação Física com comprovação por meio do CREF ou Diploma, Estudantes de Educação Física no 4° ano da graduação apresentando comprovante de matricula e Professores da rede pública de ensino não formados em Educação Física, mas que atuam em aulas com conteúdo esportivo com comprovação das aulas ministradas.

A capacitação será́ realizada para as seguintes modalidades:

Modalidades Individuais: Bocha e Natação;

Modalidades Coletivas: Goiabal e Voleibol Sentado.

A Capacitação Técnica e as Aulas Praticas serão realizadas em nove locais distintos, sendo eles as oito Regiões Esportivas, as mesmas já́ utilizadas para as competições da Secretaria de Esporte, mais a cidade de São Paulo, incluindo Grande São Paulo.

O Objetivo da realização em nove locais distintos é descentralizar o conhecimento e levar a oportunidade a todas as Regiões do Estado de São Paulo, desenvolvendo o Estado como um todo.

A escolha dos municípios que sediarão o PARADENS e as datas em cada local serão informados com antecedência no portal www.paradens.com.br e por email para as entidades homologadas.

A quantidade de participantes que a entidade poderá enviar para a Capacitação será definida com base na disponibilidade de vagas e respeitando as regras de capacidade e distanciamento de cada local.

A Capacitação Técnica deverá ocorrer em 05 (cinco) dias no total, onde os professores receberão conceitos técnicos, estratégicos e práticos, focados nas quatro modalidades escolhidas.

Serão realizadas as seguintes capacitações presenciais:

• Esporte Paralímpico na Escola: Capacitação com característica de iniciação básica, com o objetivo de oportunizar o primeiro contato com o movimento paralímpico, oferecendo conteúdos teóricos e observação pratica com acompanhamento do desenvolvimento de modalidades Paralímpicas e vivência das mesmas.

• Esporte Paralímpico – Curso de História e Estrutura e modulo Introdução ao Movimento Paralímpico.

• Modalidades: Curso com aulas teóricas e praticas para cada modalidade.